Desafio 21 dias 

Banner Desafio 21 Dias

 

Você com certeza já ouviu falar que existem muitos fatores de risco para os cânceres,

especialmente relacionados ao nosso estilo de vida. Sabia que é possível prevenir a doença adotando hábitos saudáveis em sua vida?

Para que isso aconteça, você deve se comprometer consigo mesma e ainda pensar sobre os motivos que justificam essa mudança.

 

Responda as perguntas a seguir, reflita sobre o seu momento de vida e avalie as mudanças que podem contribuir para a sua saúde física e mental. Anote as suas respostas em um caderno, para que possa consultar depois.

 

1

Você gostaria de mudar um hábito que considera não saudável? Reflita sobre como está a sua alimentação, se você realiza atividades físicas, como está lidando com as situações que lhe causam estresse, se tem dedicado um tempo para cuidar da sua saúde física e mental.

2

Quais os seus objetivos de vida? Como quer estar daqui a 1 ano, 3 anos? O que é importante para você?

3

Como estão as suas escolhas?

4

Está disposta a participar deste desafio? Se a resposta for sim, preencha o formulário para sabermos do seu interesse.

Preencha o Formulário

 

#Dica1

Beba água

A quantidade ideal de água para ingestão diária é individual, pois depende de fatores como idade, até mesmo da temperatura do ambiente. Aumente o consumo de água pura e de alimentos ricos em água, como frutas e verduras.

 

#Dica2

Movimente-se

Realize de 150 a 300 minutos (até 5 horas) de atividades físicas semanais, podendo ser distribuídas no seu tempo livre, no deslocamento para o trabalho e até nas tarefas domésticas.

 

 

#Dica3

Durma bem

Organize-se para esse momento. Diminua os estímulos, como televisão, celular e outros dispositivos eletrônicos. Procure estabelecer um horário de rotina para dormir.

 

#Dica4

Desembale menos e descasque mais

Faça escolhas saudáveis na sua alimentação. Inclua frutas, legumes e verduras na sua rotina alimentar diária.

 

 

 

#Dica5

Realize seus exames

Verifique se você está em dia com os exames do Papanicolau, mamografia ou outros exames que realiza periodicamente.

 

#Dica6

Interaja com os sentidos

Procure fazer uma observação nos sons, nas pessoas, na natureza. Abrace os familiares, demonstre afeto, aprecie os perfumes e contemple a natureza, estimule o seu paladar.

#Dica7

Atenção plena

Pratique a atenção plena ao momento presente, realize suas refeições em local calmo e mastigue bem os alimentos, buscando entender os reflexos de fome e saciedade para alcançar uma relação mais consciente com a comida. Desfrute do que está comendo!

#Dica8

Cuidado com o sol

Proteja-se da exposição solar excessiva. Utilize protetor solar, bonés, chapéus, sombrinhas, óculos e evite se expor ao sol entre 10h e 16h.

 

 

 

#Dica9

Vacine-se

O SUS oferece as vacinas do HPV, para as mulheres de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina da hepatite B e a Dupla (tétano e difteria) para pessoas de todas as faixas etárias.

 

#Dica10

Evite agrotóxicos

Participe de grupos de compra de alimentos agroecológicos adquiridos diretamente de produtores, de hortas comunitárias e feiras agroecológicas. Plante temperos em vasos e, se tiver mais espaço, busque plantar alguns alimentos.

#Dica11

Pratique meditação

A meditação pode melhorar o humor e reduzir níveis de estresse. A sensação de bem-estar nos ajuda a estar mais atentos e a fazer escolhas mais saudáveis.

 

#Dica12

Prepare água saborizada

Aumente o consumo de líquidos por meio da ingestão de água. Uma dica é preparar uma água com especiarias. Você pode utilizar pedaços de gengibre, canela em rama, frutas, como limão, laranja, morango.

#Dica13

Leitura em dia

Reserve um tempo do seu dia, para realizar uma leitura, à sua escolha. Se gostar da experiência, compartilhe com seus colegas.

 

#Dica14

Faça alguém feliz

Realize algo que deixe alguém feliz! Provoque um sorriso por meio de um elogio, um cumprimento, um mimo, um agradecimento, uma gentileza.

 

#Dica15

Cante, dance e sorria

Cante mesmo que no chuveiro, no carro ou até com os amigos. Pode ser qualquer música. Dance sozinha ou acompanhada. Essas atividades liberam hormônios ligados ao humor e são capazes de aliviar as tensões diárias.

#Dica16

Evite ultraprocessados

Evite o consumo de alimentos industrializados ricos em gordura, amidos, açúcares, sal e aditivos, como embutidos, refrigerantes, biscoitos, margarina, pães de pacote.

 

 

#Dica17

Experimente o novo

Faça um caminho diferente para ir ao trabalho. Experimente utilizar a sua mão menos dominante para escovar os dentes. Isso ajuda a quebrar a monotonia e permitir que nossas células nervosas criem novas conexões.

 

#Dica18

Atenção ao próprio corpo

Se olhar, se tocar, observar se tem algo diferente, como nódulos nas mamas, nas axilas, pintas na pele que mudam de cor ou tamanho, feridas na boca que não cicatrizam, mudança no ritmo intestinal ou urinário, dentre outras. Se você sentir ou perceber algo suspeito, procure um serviço de saúde.

#Dica19

Relaxe

Reconhecer quais as partes do corpo ficam mais tensionadas pode nos ajudar a relaxar intencionalmente, aprofundando nossa respiração, diminuindo a frequência cardíaca e trazendo maior sensação de calma.

#Dica20

Esteja com quem você gosta

Faça passeios com a família, marque um encontro com amigos, mesmo que virtual. Compartilhe lembranças e se mostre disponível.

 

 

#Dica21

Seja um agente promotor de saúde

Contribua para promover ambientes mais saudáveis. Incentive a família, os amigos e as pessoas ao seu redor a adotarem hábitos saudáveis, promovendo qualidade de vida, bem estar e prevenindo doenças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE O DESAFIO

Desafio 21 dias

 

Desafio 21 dias - 1º - Ingestão de água

 

Desafio 21 dias - 2º - Atividade física

 

Desafio 21 dias - 3º - Qualidade do Sono

 

Desafio 21 dias - 4º - Alimentação

 

Desafio 21 dias - 5º - Cuidado com a saúde

 

Desafio 21 dias - 6º - Interagir por meio dos sentidos

 

Desafio 21 dias - 7º - Atenção plena

 

Desafio 21 dias - 8º - Exposição solar

 

Desafio 21 dias - 9º - Carteira de vacinação em dia

 

Desafio 21 dias - 10º - Alimentação livre de agrotóxicos

 

Desafio 21 dias - 11º - Pratique meditação

 

Desafio 21 dias - 12º - Ingerir mais água

 

Desafio 21 dias - 13º - Leitura em dia

 

Desafio 21 dias - 14º - Faça alguém feliz

 

Desafio 21 dias - 15º - Cantar, dançar

 

Desafio 21 dias - 16º - Alimentação

 

Desafio 21 dias - 17º - Experimentar o novo

 

Desafio 21 dias - 19º - Relaxar

 

Desafio 21 dias - 20º - Estar com quem você gosta

 

Desafio 21 dias - 21º - Seja um agente promotor da saúde

 

Desafio 21 dias - Final do desafio